Serviços

Serviços Campingcastro

A Campingcastro, além de aluguer, compra e venda de caravanas, autocaravanas e acessórios, também faz reparação e manutenção de caravanas e autocaravanas.

Na nossa oficina realizamos todo o tipo de serviço de mecânica, geral e especifica, em todos os modelos e tipos de caravanas e auto-caravanas. Dispomos de uma área especializada na montagem de acessórios.

Além da manutenção e reparação de peças e acessórios de caravanas e autocaravanas com técnicos certificados, também temos venda de peças e acessorios, usados e novos.

Brevemente teremos aqui uma lista mais pormenorizada de serviços de reparação e manutenção que disponiblizamos.

A manutenção da parte mecânica de uma autocaravana depende do tipo de veículo. Mas a mecânica de uma autocaravana é praticamente a mesma que a de um automóvel.

No caso das autocaravanas é necessário acrescentar os custos como a manutenção dos seus diferentes equipamentos, tais como a instalação elétrica e de gás, móveis, cerâmicas, equipamentos elétrico, etc.



  

 Equipamentos: Fogão, lava-loiças, frigorifico, lavatório, sanita, duche, armários de cozinha e casa de banho, roupeiros, aquecimento da água e ambiente, mesa de refeições, depósitos de águas limpas e sujas, e bateria auxiliar são os mais comuns numa autocaravana.

   Em gamas superiores poderá ainda encontrar itens como cabine de duche separada por porta rígida, ar condicionado de célula e cabina, caixa de velocidades automática, estofos em pele, aquecimento de estrada adicional, frigorifico grande com congelador separado, forno e/ou micro-ondas, máquina de lavar loiça, tectos de abrir panorâmicos, aquecimento a gasóleo, painel solar, toldo lateral, antena de televisão, número e tipo de luzes interiores, nos modelos mais luxuosos o televisor de plasma pode mesmo já vir de série. Sem esquecer os auxílios à condução, como câmara ou sensores de marcha atrás.

   Nos modelos de acesso, itens como estrado de ripas na cama que permitem evitar a condensação dos colchões podem não estar disponíveis, bem como é normal os colchões serem de qualidade inferior.

   No entanto, tenha em conta que se vai adquirir um modelo de categoria de ligeiros, todo o equipamento pesa e vai reduzir a carga útil disponível, pelo que deverá pensar bem qual o equipamento que de facto necessita, sobre pena de depois ter um equipamento que não usa mas que lhe está a roubar no valor de carga útil.

  Regra geral a mecânica base de uma autocaravana é a de um veículo comercial do tipo chassis-cabina ou plataforma cabina. A excepção são os furgões adaptados (auto-vivendas), que, como o nome indica, são construídos sobre um veículo comercial de carroçaria fechado e mantêm-na com algumas pequenas alterações.

   Tratando-se de veículos comerciais, a sua base é já de si robusta mas, apesar disso, normalmente a marca fornecedora do chassis fornece o veículo com algumas adaptações (vulgarmente designada por CampingCar pack), para que o veículo suporte melhor a utilização com o peso constantemente próximo da capacidade máxima.

   Se nos primeiros tempos de autocaravanismo era comum encontrar veículos a gasolina e diesel, presentemente com a evolução que os diesel têm sofrido com a vulgarização dos turbo diesel e dos modernos sistemas de injecção directa e common rail, praticamente a oferta passou a ser totalmente a diesel (talvez possa existir alguma rara excepção mas não nas marcas conhecidas e difundidas). Regra geral, estamos perante motores com um nível de potência suficiente para conseguir velocidades de cruzeiro aceitáveis, mesmo nas subidas. Deve-se evitar, dentro da medida do possível, a sub-motorização que poderá acontecer caso se opte pelas versões bases de motor em autocaravanas de maior porte. Para estes casos, deve-se evitar os motores de 2 litros.

   Uma das questões que divide preferências é a tracção à frente versus tracção traseira. As vantagens da tracção dianteira são o permitir uma altura do chassis ao solo mais baixa, libertar mais espaço no chassis para depósitos e outros equipamentos que o construtor pretenda implementar, devido à ausência do veio de transmissão, menor consumo de combustível devido a menores perdas na transmissão. Vantagem ainda é a maior facilidade de adaptação de chassis especiais para autocaravanas, como por exemplo o famoso "AL-KO".

   A desvantagem mais notória será a menor tracção em terrenos difíceis, nomeadamente em areia e lama, onde tem mais tendência para se atolar, e em arranque em subidas acentuada, com condições de aderência difíceis como chuva, neve ou gelo.

    A tracção traseira tem como desvantagens o maior consumo, a maior altura do chassis pela presença do veio de transmissão, o espaço mais limitado na parte inferior do chassis para colocar depósitos, o maior peso do chassis derivado ao facto de se ter um veio de transmissão ao longo do veículo e ao diferencial traseiro e ainda um eventual nível sonoro mais elevado, causado por ressonância do veio de transmissão. Como vantagens, podemos falar da superior tracção, nomeadamente no arrancar para a frente, situação onde a transferência de massas aliado ao peso já de si elevado da AC, provoca uma grande força de tracção sobre as rodas traseiras. Se se tratar de uma variante de rodado duplo, então esta vantagem está potenciada ao máximo, sendo esta configuração ideal para os grandes capucino.

   Os modelos de gama superior poderão vir equipados com o que é denominado de chassis AL-KO. Trata-se de um chassis construído por um fabricante que constrói bases para caravanas e que substitui o chassis do veiculo comercial de origem, por um concebido de raiz para vocação de autocaravana, sendo rebaixado (permite um melhor centro de gravidade) tem a via traseira alargada (maior distancia entre rodas atrás), e a suspensão por molas de laminas original é substituída por uma independente pneumática. Este chassis, para além de permitir uma mais baixa altura total, um melhor comportamento em estrada e conforto acrescido, prevê logo espaços para colocação de alguns acessórios como depósitos de água limpa e suja baterias, etc.

   A suspensão pneumática aqui referida para o chassis AL-KO, pode ser usada também nos chassis clássicos, com vantagens nomeadamente ao nível de estabilidade, manutenção da altura ao solo e conforto. Tudo uma questão de usar a pressão adequada às condições de carga e circulação da altura. Não estando presente a suspensão pneumática, certifique-se que a AC em causa utiliza uma suspensão reforçada.

   Em relação aos pneus, não sendo condição obrigatória, o facto de estarmos perante pneus campings pode ser uma mais valia. A vantagem dos pneus camping em relação aos dos veículos comerciais de base é terem uma estrutura reforçada para melhor suportar as condições de carga permanentes com períodos de imobilização por vezes bastante grandes.